domingo, 23 de setembro de 2007

Yin Young, A teoria do equilíbrio


O "certo" e o "errado" andando lado a lado? Quem poderia imaginar né?
Mas o que é certo? O que é errado? Quem pode julgar nossas atitudes?
Esse símbolo oriental expressa perfeitamente o equilíbrio entre forças opostas. De acordo com o símbolo, quando uma aumenta a outra diminui proporcionalmente, e uma nasce sempre da outra.
Resolvi pesquisar a respeito desse símbolo após uma discussão saudável com a minha mãe sobre capitalismo x socialismo. Concluimos que nem um nem outro, porém o equilíbrio, seria a solução. Como na China o socialismo de mercado está dando certo, como um capitalismo social também poderia dar. O importante é que quem aplicá-lo, conheça bastante bem o que está fazendo.
Acredito que não conseguiríamos viver numa sociedade completamente igualitária, pois perderíamos o estímulo da vida, o instinto de competição. Porém, porque que temos que competir conosco mesmos? Porque que eu preciso ser melhor que meu vizinho se eu e ele juntos com o resto dos brasileiros poderíamos ser melhores que os argentinos, americanos, portugueses, etc... Dessa forma tá aí o mesmo princípio de competição, porém aplicado coletivamente.
Sem radicalizar, sem 8 ou 80, poderíamos progredir bem mais do que adotando doutrinas que fizeram relativo sucesso em outros países. Mas dane-se, ninguém nunca me ouve mesmo, então continuo sendo só mais um maluco.

Nenhum comentário: