
Algumas pessoas acham que os bares de rua (mais conhecidos como pé-sujo; boteco; bunda de fora e etc), são lugares que são freqüentados apenas pela escória da nossa sociedade. Sabemos que muitos ali, não tiveram uma oportunidade boa na vida, e que talvez a única solução para esquecer de que ele talvez seja um merda, é bebendo. E bebendo muito.
Mas não to aqui, para escrever ou julgar alguém que se embriaga para esquecer dos problemas (até porque, eu já cansei de fazer isso).
Eu tô aqui, somente para defender a teoria de que todos os botequins do mundo deveriam ser tombados como patrimônio cultural mundial. Eu como freqüentador assíduo de vários botecos, venho levantando essa teoria.
Não é justo que um lugar onde foi feito para conhecer novas pessoas, falar sobre tudo e todos, ver o futebolzinho de domingo com os amigos, comemorar o aniversario daquela pessoa que acabou de conhecer, mas já é quase íntimo. Tenha uma imagem tão degradada assim.
Certa vez, na minha antiga rua, fui parar pra conversar com um desses bêbados. Nunca pude imaginar que o cara sabia tudo sobre o meu antigo bairro, falou que onde eu morava, há muitos anos atrás lá era um hospício, e que ele freqüentava lá para jogar bola com os internos. Um dia me falaram que bêbado não tinha cultura, é acho que quem me falou isso poderia até ter um certa razão, já que eles não tiveram uma oportunidade melhor do que a nossa. Mas se a gente for parar pra trocar uma idéia, estaremos dando um pouco de conhecimentos pra eles, e assim vice-versa.
Ontem por exemplo, sentei numa mesa onde eu só conhecia uma pessoa. E depois de algumas cervejas já éramos todos amigos quase de infância. Conversamos sobre tudo, o futuro dos nossos filhos, que provavelmente um dia sentarão num botequim para falar do passados dos seus pais, assim como a gente. Sobre espiritualismo , que se a gente está na terra é porque somos seres não evoluídos ( quero ser um ser não evoluído pela eternidade, só pra poder sentar num boteco e fazer novas amizades).
Enfim, será mesmo que os famosos Pé-sujo são lugares marginalizados onde só vão a escória da sociedade?? Acho que algumas pessoas estão precisando tomar uma cervejinha num boteco.
5 comentários:
Po, falou tudo Vini! Discordo dessa idéia de que só tem vagabundo em boteco! E inclusive em uma letra minha (ficar na rua conversando de caô / depois de um dia inteiro que tu trabalhou / é o remédio pra aliviar essa dor / que Deus criou) eu falo mais ou menos isso! E se for assim então serei eternamente vagabundo, porque nada mais gostoso do que tomar uma cerva no boteco com os amigos! ;]
sempre eh muito bom... ainda mais quando a conversa fluii....
realmente essa e uma grande realidade, quem tem a oportunidade de vivenciar esses momentos acabam aprendendo em um lugar desse que ao invés de rolar brigas e discussoes, as pessoas conhecem outras que vão apresentando outras e assim formando cada vez mais amizades, ou seja os barzinhos são ambientes mágicos onde formam cada vez mais amigos.
PS: Glécio Sabino
com certeza vini... boteco hj em dia tem vários conceitos, mas o nosso conceito de boteco é o melhor heheh...adorei conhecer vc, parece ate q nos conheciamos a anos!!! beijoo
Postar um comentário